
Carla Krieger
Enterprise Agile Coach no Hub Digital do Grupo Globo
Enterprise Agile Coach no Hub Digital da Globo, DA Trainer, Head de Negócios e Cultura e do Jornada Cast na Jornada Colaborativa, Co-host do Agile World Português, Trustee na Comunidade Access Agile e Mentora de Startup
O foco de toda a minha carreira sempre foi voltado em me tornar uma melhor líder e em como suportar os times para que atinjam resultados e sejam de alta performance.
Mais de 5 anos trabalhando em Projetos de Transformação Digital e DevOps. Em todas as iniciativas lideradas, o grande desafio sempre foi a cultura / mentalidade organizacional, motivando a especialização em transformação cultural baseada no desenvolvimento de pessoas e em como medir os resultados de novos comportamentos.
Experiência profissional em empresas nacionais e internacionais CA (EUA), Tlantic-SI (SONAE-Portugal), Hewlett-Packard (EUA), Exército Brasileiro e PMI (Project Management Institute) Experiência com Open Innovation, tendo participado do Programa de Aceleração e Growth da Shell pela Fábrica de Startups Brazil.Formação: LIMC Alumni 2015 (PMI), Advanced Topics on Project Management – Executive Management - University of La Verne – California, MBA Executivo – Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RS, Mestrado – Ciência da Computação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Certificações: PMI-DAC, SAFe Agilist, ICC, TCS (Transformação Cultural Sistêmica), PMI-PMP (50K), CSM, e ITIL-F
Lean-Agile Portfolio no Hub Digital da Globo
A iniciativa do Lean-Agile Portfólio nasceu no Hub Digital da Globo com o objetivos de otimizarmos a geração de valor ao invés de apenas iniciativas e “portfólios” de áreas separados. Portfólio é um dos mais importantes “intake process” de uma Value Stream: “Ajuda a eliminar desperdícios, otimizando os fluxos de entregas de valor”
Desde o final do ano de 2020 fizemos vários experimentos de ferramentas de mercado, processos e práticas, onde evoluimos bem no caminho de desenvolvermos um solução nossa que tem maior fit com o nosso contexto e cultura. Nossa solução está pautada nas ferramentas Jira Software + Power BI + Confluence, em que nossa jornada bebe de várias fontes de mercado, como SAFe, Disciplined Agile, Garthner, Flight Levels, Business Agility Institue, entre outras, seguindo uma visão holística e sistêmica de porfólio. Nossos pilares de portfólio são: Estratégia, Resultados, Alinhamento Organizacional, Alocação de Capacidade, Demanda e Capacidade, Planejamento de Quarter, Riscos/transparência, Cerimônias e Ferramentas e Métricas. O Hub Digital tem como foco apoiar a Globo no processo de uma so Globo, fortalecendo o posicionamento da empresa como MediaTech.
Métricas de Eficiência - Hub Digital da Globo
Nessa sessão iremos apresentar as métricas de eficiência do Hub Digital da Globo, utilizadas para suportar a melhoria contínua nos fluxos de trabalho dos times dos nossos programas e value streams. Iremos contar como foi a nossa jornada de implantação dessas métricas, contemplando desafios encontrados e práticas aplicadas, e quais serão os próximos passos de evolução.
Você Entregou Valor? Como Saber?
Medir a entrega de valor não é algo trivial, o que vai exigir que a empresa seja focada no cliente (customer centric), buscando ciclos curtos de feedback e tenha uma cultura baseada em princípios ágeis, permitindo um ambiente psicologicamente seguro, adaptativo, flexível e colaborativo.
Sabemos que OKR é uma ferramenta fantástica para alinhar os times e a organização a obejtivos comums, medido por indicadores de resultados. Porém, só se pode considerar que um valor foi entregue aos clientes e a sociedade, quando esse valor é percebido e o produto é de fato consumido. Não basta ser entregue algo com qualidade e funcionando, se não é atrativo e não há adesão ao uso (tração).
Nessa palestra será abordada a importância de se ter uma curva de adoção de produto projetada e OKRs definidos, tornando possível fazer o acompanhamento mais cedo de tendência de consumo do produto e dos resultados, em conjunto com entregas baseadas em MBI (Minimal Business Increment) e a experiência do consumidor sendo monitorada através do modelo ROX (return on experience), na abordagem trazida pela PWC em 2019 com base no Global Consumer Insights Survey 2019.
Business Agility
Nessa sessão serão apresentadas escolhas de metodologias ágeis que dão fit com o DNA de cada Organização, trazendo práticas para a avaliação das organizações e sugerindo ferramentas para cada contexto e desafios dos times que navegam nas diversas camadas da empresa que está em busca de uma maior agilidade nos negócios.
Agile Coach: Muito além de soluções prescritivas !
Nessa sessão estão contempladas práticas e ferramentas para uma jornada ágil em busca do Business Agility.
Alguns conceitos: Fundamentos sobre o papel do Agile Coach, A importância do pragmatismo para uma implantação ágil, trabalhando com WoW (Work on your Way), Assessment de maturidade dos times, Métricas para a organização e times ágeis.
Agilidade X Cultura Organizacional
Se a gestão ágil é um fator relevante para a transformação dos negócios, o conhecimento dos modelos atuais e a aderência a cultura é essencial para se usufruir dos benefícios de cada uma das abordagens. Tendências e opções de práticas de métodos ágeis, desde o Scrum, até modelos híbridos e bi-modais de gestão de Projetos.
Modelos de escalabilidade ágil, como SAFe, DAD e Spotify, fazendo um mapeamento desses com os tipos de culturas organizacionais.
Principais desafios culturais da implantação Ágil.