José Francisco da Costa Neto
Major da PMRN | Projetos estratégicos, tecnologia e integração na segurança pública
Brasília, Brazil
Actions
Ingressou na Polícia Militar do Rio Grande do Norte em 2006, onde atualmente exerce o posto de Major. É graduado em Administração Pública (2017) e Mestre em Gestão Pública (2020) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Atualmente atua na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENASP/MJSP), com experiência em projetos estratégicos e setoriais voltados à modernização da segurança pública. Desenvolve atividades relacionadas ao planejamento de aquisições de bens e serviços, acompanhamento e fiscalização de contratos, bem como à articulação com órgãos federais, estaduais e municipais para identificação de demandas e implementação de políticas, programas e projetos.
Possui forte atuação na integração institucional, na avaliação de resultados de políticas públicas e no fomento ao uso de novas tecnologias aplicadas à segurança pública, contribuindo para o fortalecimento das capacidades operacionais e administrativas das instituições.
Area of Expertise
Topics
Uso do Design Thinking e Scrum para propostas de políticas públicas em Segurança Pública no MJSP
A PORTARIA SENASP/MJSP Nº 256, 06 abr. 2021 designou-me como coordenador Grupo de Trabalho - GT para diagnóstico e perspectivas de financiamento da segurança pública. Dentro dos trabalhos do GT foi utilizada a abordagem do Design Thinking. Portanto, houve as fases da imersão, análise, ideação e prototipagem. Além do Design Thinking, foi utilizado na fase de Prototipagem o Scrum que é uma forma ágil de gerenciar os projetos. Tal união foi fundamental para avançar nas 4 propostas definidas como relevantes na temática que, logo em seguida, seriam transformadas em produtos (entregas) com valor focado no usuário. Exemplifico um produto que ficou pronto antes mesmo da finalização do GT, "Cartilha sobre fontes de financiamento para políticas de segurança pública" publicada no link: (https://www.gov.br/pt-br/noticias/justica-e-seguranca/2021/08/governo-federal-disponibiliza-cartilha-sobre-fontes-de-financiamento-para-politicas-de-seguranca-publica). Cabe ressaltar que os membros do GT, diferentemente do que geralmente ocorre nas equipes de desenvolvimento de TI, não possuíam dedicação exclusiva ao GT. Ademais, O GT funcionou aos moldes de um Laboratório de Inovação no Setor Público.
A gestão ágil a serviço da proteção das fronteiras brasileiras
A crescente complexidade dos desafios nas fronteiras do Brasil exige uma abordagem inovadora e adaptável. Nesta palestra, exploraremos como a gestão ágil pode potencializar a segurança pública na proteção das fronteiras, promovendo maior integração, resposta rápida e eficiência operacional. Com base em experiências do Plano Tático Integrado (PTI) OPERAR-FRON, serão apresentados casos de aplicação de metodologias ágeis na coordenação de forças de segurança, uso de inteligência integrada e otimização de processos decisórios. Discutiremos como ferramentas como Scrum, Kanban e OKRs podem ser adaptadas ao contexto da segurança pública, garantindo maior colaboração entre órgãos, alocação eficiente de recursos e uma resposta mais célere às dinâmicas do crime transnacional. A palestra busca inspirar gestores e agentes públicos a adotarem abordagens inovadoras para fortalecer a presença do Estado em áreas vulneráveis e garantir a soberania nacional.
Please note that Sessionize is not responsible for the accuracy or validity of the data provided by speakers. If you suspect this profile to be fake or spam, please let us know.
Jump to top