Speaker

Anderson Costa

Anderson Costa

Coordenador-Geral de Cooperação Federativa na Escola Nacional de Administração Pública, Especialista em Transformação digital e Consultor.

Brasília, Brazil

Actions

Coordena as ações de cooperação para apoio da Escola Nacional de Administração Pública aos Estados e Municípios no enfrentamento dos desafios de Inovação, Gestão e Transformação Digital.

Coordenou as ações de elaboração e acompanhamento da Estratégia de Governo Digital, além de ações de seleção, formação e desenvolvimento das equipes que atuam na transformação digital no poder Executivo Federal.
Atuou na promoção da Governança nos órgãos públicos que compõem os sistema de TI do Governo Brasileiro.

Por nove anos foi Diretor de TI do INSTITUTO FEDERAL
DE BRASÍLIA - IFB quando participou da estruturação de Tecnologia da Informação dos nove campus do instituto.

Por dois anos, atuou como coordenador do Fórum de TI (FORTI) do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional (CONIF) tive a oportunidade
de implantar uma forma de trabalho, baseado em projetos, que
reestruturou e alavancou os resultados do fórum.

Entre os anos de 1999 e 2000 atuou na equipe de gestão de mudanças na área de TIC da Caixa Econômica Federal.

Area of Expertise

  • Business & Management
  • Government, Social Sector & Education

Topics

  • Digital strategy and Transformation
  • Education
  • Educational Technology

Capacita Gov - Desenhando o Futuro da Gestão Pública pela Educação Digital

Em 2019 a Secretaria de Governo Digital assume o desafio de conduzir as ações para transformar 100% dos serviços públicos federais em digitais. Para cumprir essa missão precisava de servidores públicos capazes de fazer essa transformação acontecer.

Neste contexto surge o "Capacita Gov", um audacioso programa de capacitação que já formou mais de 91.000 servidores públicos federais em áreas estratégicas da transformação digital desde 2019 e continua em evolução, tanto em forma quanto em conteúdo.

O Capacita Gov, tem em seu portfólio diversificado de 95 cursos, abrange 6 áreas essenciais: Ciência de Dados, Transformação Ágil, Liderança e Inovação, Governança e Gestão de TIC, Segurança e Privacidade, e Transformação Digital.

Nesta palestra, compartilharei nossa jornada, desafios e vitórias para criação e governança do programa Capacita Gov.

Meu objetivo é fornecer insights, orientações e indicação de futuro para servidores que queiram se preparar para o desafio da transformação digital usando o programa Capacita Gov, e orientação para representantes de órgãos públicos federais, estaduais, municipais, escolas de governo que queiram implementar programas de capacitação semelhantes.

Como Shu Ha Ri pode ajudar sua Transformação Ágil

O Shu Ha Ri é uma estrutura conceitual eficaz para usar nossas suposições para identificar pontos cegos e entender melhor o impacto dos processos ágeis, que são cruciais para nosso autodesenvolvimento e jornada ágil.

Shu Ha Ri é um conceito importante para a adoção e transformação do Ágil porque ajuda os membros da equipe a experimentar melhor as ferramentas e mudar sua mentalidade.

Irei apresentar como esse conceito é poderoso, simples, tem uma ampla gama de aplicações, e como aplicá-lo para:

- criar uma organização de aprendizagem,
- promover a experimentação,
- usar o poder da inteligência coletiva,
- incentivar a melhoria contínua.

Apresentarei caso concreto aplicado na Secretaria de Governo Digital do ministério da Economia. Em específico com a equipe de Governança em TI.

As 5 coisas que as equipes ágeis devem considerar ao fazer um trabalho híbrido.

Passada a necessidade de se implementar o trabalho remoto, por conta da pandemia de covid19, várias empresas estão retrocedendo na abordagem inovadora do "Trabalhe onde quiser e quando se sentir mais produtivo" , isso tem feito com que vários profissionais procurem outras empresas em busca de maior flexibilidade na forma de trabalho.

Para auxiliar e orientar formas de tornar o trabalho flexível e ágil, minha proposta é Indicar de maneira clara e prática os aspectos da estratégia de força de trabalho para tornar o trabalho híbrido uma vantagem competitiva, para atrair e reter funcionários, e ainda seguir as práticas ágeis de Agilidade.

Irei apresentar os 5 aspectos:

- Utilização de tecnologias colaborativas;
- Construção de equipes compatíveis com fusos horários;
- Construção de ambiente de empatia e empoderamento;
- Orientação sobre as fronteiras da vida pessoal e profissional;
- Inspeção e adaptação da forma de agir e entregar resultados.

Apresentarei o caso concreto da equipe que faz a governança da Estratégia de Governo Digital dentro do ministério da Economia.

Se a administração pública conseguiu fazer, o mercado privado tem total condição de aplicar.

Estratégia de Governo Digital - A estratégia ágil que transformou o Governo Federal

Apresentar a abordagem ágil que foi dada na elaboração e na execução da Estratégia de Governo Digital do Governo Federal.

A Estratégia de Governo Digita - EGD fez com que o Brasil seja reconhecido pelo Banco Mundial como o 7 líder em Governo Digital entre 198 países.

A estratégia está apoiada nos pilares da Transparência, Inspeção e Adaptação.
A execução usando equipes multidisciplinares (Squads) foi uma inovação e uma quebra de paradigma na administração pública.

Comprovamos que é totalmente possível adotar uma forma ágil de conduzir uma estratégia governamental e comprovamos com dados e comparações com outras nações o sucesso dessa abordagem.

Em 3 anos de execução da estratégia, usando uma abordagem de agilidade, 3961 serviços públicos foram transformados e são oferecidos no meio digital para a população.

A Estratégia de Governo Digital é um case de sucesso mundial que precisa ser compartilhado para mostrar que uma abordagem ágil a uma estratégia de tamanho e impacto é viável e necessária na administração pública.

Ambiente virtual de gestão para equipes híbridas

Vou compartilhar a experiência de criar e usar um ambiente "virtual" que permita a gestão da equipe, dos projetos e atividades rotineiras dentro da administração pública. Tudo isso dentro de um só lugar, visual e acessível a qualquer tempo.

O grade desafio de qualquer equipe que trabalha em um formato híbrido (presencial/remoto) é ter um ambiente que permita uma gestão adequada de atividades relacionadas aos projetos e às tarefas rotineiras.

Nossa equipe, da Coordenação-Geral de Governança em TI da Secretaria de Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia, criou um ambiente fantástico, utilizando a ferramenta MIRO, que permite a interação e a gestão adequada de todos os aspectos do dia-a-dia de trabalho da equipe.

Nossa abordagem de gestão e o uso de um ambiente virtual criado por nós, permitiu uma adaptação ao trabalho remoto/híbrido muito mais rápida do que outras equipes.

Melhoramos nossa produtividade, nossa comunicação e distribuição de atividades.

Nos tornamos referência dentro da Secretaria de Governo Digital em relação à gestão de equipes com a aplicação do modelo criado por nós.

Agile Trends GOV 2023 Sessionize Event

August 2023 Brasília, Brazil

Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança

18º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança realizado

April 2023

Agile Trends 2023 Sessionize Event

April 2023 São Paulo, Brazil

Agile Trends GOV 2022 Sessionize Event

August 2022 Brasília, Brazil

Anderson Costa

Coordenador-Geral de Cooperação Federativa na Escola Nacional de Administração Pública, Especialista em Transformação digital e Consultor.

Brasília, Brazil

Actions

Please note that Sessionize is not responsible for the accuracy or validity of the data provided by speakers. If you suspect this profile to be fake or spam, please let us know.

Jump to top