Speaker

André Costa

André Costa

Release Train Engineer

Curitiba, Brazil

Actions

André é criador e líder da comunidade de práticas Agile Flow Curitiba e coautor do livro "O que nenhum Scrum Master te contou", disponível na Amazon. André possui bastante experiência em facilitação de times, tanto em TI, quanto na área de negócios, sendo Lean Inception Facilitator desde 2020. Atualmente exerce o papel de RTE na ExxonMobil, mas trabalhou por mais de 7 anos como Enterprise Agile Coach, dentro de empresas de médio e grande porte nacionais e globais.

Quando não está trabalhando, André curte passar tempo cozinhando e assistindo streaming de filmes e séries.

Area of Expertise

  • Business & Management
  • Consumer Goods & Services
  • Finance & Banking
  • Information & Communications Technology

Topics

  • Agile Mindset
  • agile culture
  • Agile Leadership
  • Agile Management
  • Agile Transformation
  • Business Agility
  • Community Engagement
  • People Skills

The delivery teams are not perfoming with many break-ins and carry-overs. Now what?

What to do to increase teams and programs predictability in an scaled agile environment surrounded by many break-ins and carry-overs? I've been mentored Program Managers and RTEs for three years and it's been the most commom problem they face in a daily basis.

Meu time não está performando bem com tantos break-ins e trabalho não planejado. O que eu faço?

Como pessoas nos papéis de Scrum Masters, Product Owners, Release Train Engineers, Product Managers, ou Delivery Managers podem atuar de forma mais colaborativa para elevar a predictabilidade das entregas de seus times e/ou programas em um contexto de agilidade em escala. Eu quero evidenciar um modelo que pode ajudar a resolver esse problema, tanto a nível de programa quanto do lado de times ágeis.

Impacto dos roadblockers criado por roles de IT e bizz para que agilidade seja orgânica

Se uma pessoa não entender bem o que seu papel representa dentro do contexto da agilidade em escala, bem como suas responsabilidades dentro desse cenário, pode trazer grandes impactos em toda a cadeia de valor: desde a camada operacional da organização, com seus diversos times ágeis, passando pelos times táticos nos programas até chegar na camada estratégica, com seu(s) portfolio(s). Esses desvios fazem com que a agilidade não seja vivida de forma orgânica.

Growth Mindset - a habilidade do século

Nos mercados dinâmicos de hoje, os líderes necessitam ter um mindset muito diferente daquele usado nas organizações tradicionais em tempos menos exigentes. Esta palestra tratará de um viés necessário para promover a mudança de mindset: da autoridade à parceira, por meio da colaboração.

Dificuldades ao sustentar um framework de agilidade em escala e como superá-las - Case ExxonMobil

Em 2019, a ExxonMobil começou a implantar seu framework de agilidade em escala. Desde então, vem sendo utilizado em diversas transformações ágeis em suas linhas de negócio. Nesse case compartilhararemos algumas dificuldades vivenciadas por uma empresa multinacional na sustentação de um agile framework SAFe-based, e quais tem sido as soluções que minimizam os impactos sobre algumas responsabilidades em roles de agilidade, produto e arquitetura. Utilizaremos como referência uma estrutura ágil com mais de 1400 colaboradores distribuídos globalmente em portfolios de tamanhos distintos, de pequenos a grandes, variando de 100 a 400 pessoas por portfolio.

André Costa

Release Train Engineer

Curitiba, Brazil

Actions

Please note that Sessionize is not responsible for the accuracy or validity of the data provided by speakers. If you suspect this profile to be fake or spam, please let us know.

Jump to top